domingo, 10 de julho de 2011

Mar de estrangeiros ou deserto de Omanis?

Omanis ou omanianos sao os nacionais daqui.  Mas ate para um pais com 212.460 km2 (40 vezes menor do que o Brasil), achar um lugar 100% Omani pode ser bem dificil.  Dos 3 milhoes de habitantes (notem que so a cidade do Rio de Janeiro tem quase 6 milhoes), uns 40% sao expatriados.
Sao muitos indianos e paquistaneses, alguns asiaticos e alguns de outras nacionalidades do chamado mundo ocidental.
Hoje tive uma experiencia impar: fui tirar o meu cartao de residente.  Essa carteira corresponde ao nosso Registro Nacional de Estrangeiro e esta associada a um visto de trabalho por alguns meses, ou outras situacoes especiais.  Preciso dele pra tudo: abrir conta, tirar carteira de motorista, entrar mais facil em outros paises do Oriente Medio, passar pela policia federal na catraca eletronica, quando viajando de volta pra Oman, etc.
Claro que tirar o cartao foi a ponta do processo.  Antes a equipe de suporte da empresa teve de tentar 3 vezes o meu visto, ate conseguir uma combinacao em que ele fosse aprovado.  Depois, tive de fazer exames medicos.  Tive sorte, porque a clinica estava vazia.  Na sua maioria sao pessoas que se entulham nos corredores de uma clinica meio largada e que ficam na fila para exames de sangue, urina, chapa de torax e uma conversa rapida com o medico.  Olhei bem pra agulha descartavel.  Ja a borrachinha que ela usou pra firmar a agulha e o tubo nao era la muito confiavel...  Alguem ja tentou colher exame de urina fora de casa??  Espero que voces nao precisem passar por isso...  E ouvir a pergunta: " voce eh casada?"  E diante da negativa, ser levada para ver o medico?  Que meda!!!  Mas no final, era so pra tirar a pressao e responder a algumas perguntas da medica.  Isso num ambulatorio aberto, com uma enfermeira e o cara administrativo do lado.  "Ta bom, ta bom, o ultimo dia da minha menstruacao foi..."
Depois a espera... Alguns dias pra saber se tenho algum problema ou nao.  Claro que sai do Brasil tendo feito uma bateria infindavel de exames.  Mas adianta pra ca? Nao. 
Tudo certo.  Pude tirar meu cartao de residente.  Nesse momento que voce agradece MUUUITO por trabalhar numa empresa grande que ja estabeleceu um relacionamento com as autoridades locais.  Um mar de pessoas, 95% indianos, se aglomeravam em um salao esperando a etapa 1.  Eu fui direto pra sala do policial tirar foto e colher impressoes digitais.  Outro salao e todo mundo esperando ser chamado.  Segunda pessoa a ser chamada: eu.  Claro que eu estava morrendo de pressa.  Mas fiquei com pena.  Fiquei curiosa tambem para saber o quanto tempo aquele pessoal esperaria.  Fiquei com aquele noh no estomago, de perceber que num pais pequeno o mundo eh tao grande, com tanta gente com fome, precisando de trabalho, e lutando pra conseguir.
Como esse pessoal se desloca pelas ruas quentes de Sohar?  Nao ha transporte publico e certamente nao tem dinheiro pra um carro.  Como eles vivem?  Como devem ser suas casas?  E as condicoes de higiene?  (preciso dizer que meu nariz agradeceu de nao ficar perto muito tempo...).
Diferencas culturais a parte, a impressao que me da eh que os indianos trabalham muuuito.  Eles estao por toda parte e certamente devem ganhar salarios infimos... Ha uns trocentos jardineiros no meu predio, por exemplo.
Eh muita gente de fora pra construir um pais.  Muitas mudancas nesse governo, nos ultimos 40 anos.
Insh'allah continue crescendo bem!

Um comentário:

  1. Têm muito indiano espalhado por esse mundo mesmo, são 11.5 milhões deles vivendo fora da Índia.

    ResponderExcluir